Como conseguir visto para morar na Espanha ?

Não é de hoje que os brasileiros tiveram tanta vontade de morar na Espanha ou exterior. Após a pandemia do COVID-19 estabelecer um controle estável (graças as vacinas e etc…), o brasileiro voltou a sonhar em conquistar um lugarzinho fora do país.

Falando sobre destinos mais desejados pelos brasileiros a Espanha está como um dos principais países (depois de Portugal – muito procurado por conta da língua, porém com uma renda salarial bem inferior à obtida na Espanha), no continente europeu. Independentemente do motivo, seja para turistar, trabalhar, estudar, passar os anos de aposentadoria ou até mesmo investir. A Espanha é o desejo de muitos brasileiros por vários motivos.

Se você se enquadra nesses casos, você deve ler este artigo até o fim, pois hoje explicarei como conseguir um visto para morar na Espanha (até o ano de 2022). Irei mostrar também todos os tipos de vistos, e explicar sobre cada um deles. Seja bem-vindo!

Então prepare os seus documentos e continue lendo para saber tudo sobre esse próximo passo: Preparação dos documentos para morar na Espanha.

Documentos para morar na Espanha

O mais importante no momento são os documentos como passaporte e o próprio visto.

Ajeite seu passaporte: Obviamente, se você quer ir para o exterior, você deve ter um passaporte. É ele quem validará suas viagens em toda sua vida, e em uma viagem para a Espanha não será diferente. Portanto, você precisa de uma validade de 3 meses após a data prevista para voltar ao Brasil. Recomendo que você viaje com o passaporte que possua validade superior a 6 meses (para não ter questionamento na imigração no país de destino), principalmente se você quiser morar na Espanha.

Providencie seu visto: Se você não tiver cidadania europeia, você deve providenciar o seu visto. A seguir, você verá detalhes sobre tirar o seu visto. Caso você tenha a nacionalidade Europeia, você pode entrar sem visto, mas deverá ter o passaporte europeu e/ou um cartão de residência espanhol (NIE).

Bom, agora você saberá como conseguir um visto para morar na Espanha.

 

Vistos para morar na Espanha

Se você quer morar na Espanha e não possui o visto ou não sabe como solicitá-lo, veja a seguir os principais tipos de visto que uma pessoa pode tirar para morar na Espanha.

Não só morar, mas estudar, investir, trabalhar, entre outros motivos. Se você não for como um turista, você poderá permanecer no país no mínimo por 90 dias, o que ultrapassa o limite de dias para um turista.

Assim, você precisará ter uma confirmação de até quanto tempo você ficará no país. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre os vistos disponíveis para viajar para a Espanha.

 

Vistos para estudantes e voluntários

Para tirar este visto, o estudante precisa comprovar que irá estudar, fazer um serviço voluntário ou estágio no país. No caso da graduação, a pessoa deverá apresentar a sua matrícula, mostrando todo o período de duração do curso, junto a suas datas, para provar a existência da sua graduação e prazos.

Deverá ser apresentado também o recibo de pagamento do curso, com todos os horários de estudos. O estudante deve solicitar esse visto no consulado geral da Espanha mais próximo do seu estado (leia também outro artigo de como validar seus estudos na Espanha).

Como o de estudante, o visto para trabalho voluntário deve ser emitido por meio da apresentação de entrega e documentos de identificação, assim como documentos que comprovam o serviço de voluntário.

 

Visto para trabalhar na Espanha

Para quem quer trabalhar na Espanha como assalariado, empregado em pequenos estabelecimentos ou em uma empresa deverá pedir o visto enquanto está no Brasil, nos consulados espanhóis ou na embaixada.

Essa pessoa também precisa estar contratada oficialmente por uma empresa espanhola, e levar todos os documentos que comprovem a sua contratação, assim como o documento que a empresa deverá obter na “Extranjería” (órgão governamental que gestiona questões imigratórias).

Alguns dias depois da contratação oficial, a empresa mandará um documento, que será primordial para a emissão do visto de trabalho. Então, o melhor a se fazer é organizar todos os documentos pessoais, assim como qualquer carta ou documento de admissão ou indicação que a pessoa tenha, referente a esse trabalho, além de providenciar a tradução juramentada e apostilada de todos os documentos brasileiros que você necessitará na Espanha (títulos académicos, cursos e etc…).

 

Visto para aposentado ou nômade digital morar na Espanha

Esse visto é para pessoas que estão aposentadas ou que possuem uma renda mensal comprovada, e que possam continuar recebendo mesmo vivendo no exterior (é o caso dos nômades digitais e/ou empresários que podem continuar gerindo seus negócios virtualmente), contribuindo dessa forma para a economia do país em que estiverem morando (na forma de impostos diretos e indiretos). Para quem pretende morar na Espanha com esse visto, devem comprovar uma renda mensal, de pelo menos €2.259,60 (esse valor pode variar).

A comprovação deve ser feita com documentos de imposto de renda, extratos bancários ou outros recibos, assim como os recibos da própria aposentadoria, que são cruciais para a liberação desse visto.

Além desses documentos, os de identificação são obrigatórios, e esse visto deve ser solicitado no consulado espanhol mais próximo.

Vistos para investidores

A pessoa que quer morar na Espanha para investir e abrir um negócio terá que tirar o visto de empreendedor. A validade desse visto é de 2 anos, porém ele pode ser renovado se o seu negócio estiver crescendo, de acordo com as necessidades para contribuir na economia espanhola.

Após dois anos de sucesso, essa pessoa poderá tirar a sua tão esperada cidadania espanhola, provando que as suas contribuições poderão dar certo durante toda a sua atividade comercial.

O investidor que quer tirar esse visto deve levar os documentos que comprovam os seus investimentos, tais como extratos bancários, documentos da sua pequena, média ou grande empresa, ou até recibos, além dos documentos pessoais e de identificação. Poderá também apresentar no Consulado um projeto viável para montar uma nova empresa na Espanha (esse projeto será avaliado pelos órgão competentes espanhóis).

 

Visto para reagrupamento familiar

Esse tipo de visto pode ser solicitado para quem possui parentes que moram legalmente na Espanha. Para tirar este visto, o residente deverá solicitar diretamente na “Extranjería” (órgão governamental que gestiona questões imigratórias) uma autorização de residência para seu familiar que vive no Brasil. De posse desse documento o interessado poderá apresentar a solicitação do seu visto diretamente no consulado.

Caso a pessoa seja menor de idade, ela precisará do seu responsável legal, que será responsável por entregar os documentos e a solicitação do menor até o fim.

Com estes principais vistos, devo lembrar que para emitir estes documentos você deverá pagar uma taxa. Mas além dessas descrições o que mais você precisa para tirar o visto?

 

O que você precisa para tirar o visto?

Agora que você sabe quais são os principais vistos, siga estas instruções para solicitar o seu. De acordo com o consulado geral da Espanha, você deve saber que:

  • Você deve entregar a sua solicitação em um dos consulados da Espanha localizados no Brasil;
  • O seu pedido deve ser entregue em até três meses antes do início da viagem;
  • O visto de reagrupamento familiar poderá ser retirado apenas pelo solicitante, ou seja, por você ou por um representante legal, no caso do visto de reagrupamento familiar para menor de idade;
  • Todos os vistos sem exceção possuem validade de 90 dias. Se o seu tipo de visto passar de 180 dias, você deverá ir até o órgão responsável localizado na Espanha para solicitar o seu cartão de identificação de estrangeiro (NIE), logo no seu primeiro mês no país.

 

Documentos necessários para morar na Espanha

Para tirar o seu visto para morar na Espanha você precisa preencher e assinar o formulário de inscrição. E para solicitar, você precisa de:

  • Documento de identificação oficial com foto e assinatura, junto ao seu RG;
  • Passaporte válido (como já falei anteriormente);
  • Uma fotografia 3 por 4 atualizada;
  • Comprovante de residência;
  • Uma carta de aceitação ou de matrícula na instituição de ensino caso você for estudar;
  • Um comprovante de renda suprindo o gasto de estadia ou uma documentação que mostra a sua contribuição, caso queira investir.
  • Seguro de saúde internacional durante todo o seu período na Espanha que seja suficiente para cobrir gastos médicos (este deverá ser contratado com seguradora espanhola).

Agora, você tem todas as informações para emitir o visto apropriado para a sua finalidade na Espanha! Compartilhe este artigo com pessoas que você sabe que pretendem morar na Espanha. Espalhe a notícia! Até a próxima.

Importante: Este site usa cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.    Configurar e mais informações
Privacidad