Com tantos brasileiros querendo morar na Espanha, a dupla nacionalidade espanhola entrou para o ranking das mais pedidas entre os brasileiros, sendo a terceira (após Portugal e Itália).
Principalmente, porque a ideia de morar na Espanha está crescendo cada vez mais, já que este país tem os melhores tratamentos médicos do mundo, assim como o país também possui uma das maiores médias de vida.
Existem países que apenas descendentes ou pessoas que possuem parentes naturalizados podem conseguir o visto. Mas, esteja feliz, pois este não é o caso da Espanha.
Mesmo não sendo um descendente de espanhol, você tem direito a tirar um visto para morar legalmente na Espanha, contribuindo ou não com a economia, como no caso de pessoas aposentadas (muito embora também estejam obrigadas a declarar sua renda).
Continue lendo este artigo para obter todas as informações sobre a conseguir sua nacionalidade espanhola, junto a quem possui esse direito por sucessão.
Quem tem direito a nacionalidade espanhola?
Inicialmente, se você reside na Europa há 2 anos ou é casado com uma pessoa espanhola no mínimo por um ano ou se você for filho de espanhóis você tem direito à nacionalidade espanhola com mais facilidade.
Entretanto devemos levar em conta que cada situação tem suas condições, já que a lei espanhola diferencia as pessoas que nasceram na Espanha com os espanhóis nacionalizados que nasceram em países estrangeiros.
Como uma forma de organizar melhor aquisição, a nacionalidade da Espanha é separada e organizada em três vias, tais:
Via originária, que abrange filhos de espanhóis e nascidos no país, mas que não possuem nacionalidade;
Via que conta o tempo que essa pessoa mora na Espanha;
Via que leva em conta unicamente por opção, tendo casos de adoção ou descendência.
A seguir, você vai ler a respeito de todos os requisitos para solicitar a nacionalidade espanhola, de acordo com a sua situação.
É possível tirar cidadania espanhola para netos?
Caso netos de espanhóis queiram tirar a sua cidadania provando serem netos, é possível. Mas, para isso, um de seus pais já deve ter a nacionalidade, sendo ou não nascido na Espanha.
No caso dessas pessoas, elas devem solicitar diretamente no consulado ou em uma embaixada espanhola no Brasil. Após os 21 anos, essa pessoa precisa morar na Espanha por um ano para, após isso, tirar a sua cidadania.
E cidadania para bisnetos?
Existe um projeto de lei com mudanças na legislação de descendentes, onde os netos que possuem mais de 18 anos poderiam solicitar a sua cidadania sem se mudar para Espanha, mesmo que os pais tivessem conseguido a cidadania após os 18 anos. Dessa forma, os bisnetos poderiam solicitar a cidadania espanhola por meio de seus pais nacionalizados espanhóis. Porém, deve-se esperar que essa lei seja aprovada, alterando-a, para sim saber se bisnetos de espanhóis que são brasileiros podem pedir ir a sua cidadania (já está paralisada no parlamento a mais dois anos).
No momento em que você conseguir a nacionalidade de um país, você também ganha vantagens em fazer parte desse lugar, como um nascido no mesmo. Leia a seguir quais são as principais vantagens de uma pessoa naturalizada espanhola.
Vantagens em obter cidadania espanhola
Assim que uma pessoa consegue cidadania espanhola, ela ganha algumas vantagens a respeito disso. Tais vantagens são:
- Livre trânsito pela Europa: Quem tem a cidadania espanhola pode morar em qualquer país europeu sem problemas, já que as nações europeias possuem tratados que permitem a livre circulação entre estes países. Com o passaporte espanhol podendo ser usado para turismo, qualquer documento que envolva visto será facilitado para a viagem a outros países, livrando de taxas e tempos de espera para confirmação de um visto, por exemplo;
- Um lugar no mercado de trabalho: Tendo cidadania espanhola, a pessoa poderá trabalhar em qualquer emprego inclusive público;
Como tirar cidadania espanhola sendo filho de espanhóis?
Se uma pessoa for filho(a) de pais espanhóis nascidos na Espanha, ela não tem limite de idade para solicitar sua nacionalidade espanhola.
Se uma pessoa, filha de espanhol nascido fora da Espanha, ela deve tirar sua cidadania em um consulado até completar 18 anos, sendo o único tipo de cidadania que pode ser tirado no Brasil.
De forma mais simples: se filho(a) de pais espanhóis que nasceram fora da Espanha, deve pedir a nacionalidade espanhola para seus filhos antes dos 18 anos, e esta será concedida sem dificuldade.
Após atingir a maioridade, esse filho terá que solicitar a nacionalidade dita como por opção, até completar 21 anos.
Se você tem pais espanhóis e nasceu fora da Espanha, tendo mais de 21 anos, você deve morar no mínimo por um ano na Espanha, como dito antes, para somente após solicitar a cidadania espanhola.
Enfim, agora você saberá como tirar sua nacionalidade espanhola de acordo com a legislação existente até 2022. Continue lendo!
Como conseguir cidadania espanhola por opção ?
Bom, para solicitar sua cidadania espanhola por opção, reúna todos os documentos necessários e agende um atendimento no consulado do seu estado. Se você for menor de idade, solicite que aquele que possua a cidadania espanhola providencie seu registro junto ao consulado.
A solicitação da cidadania possui uma taxa (verificar diretamente no site do consulado espanhol), além disso você deverá providenciar o apostilamento e as traduções juramentadas dos seus documentos (eu indico a empresa brasileira Yellowing, por ser ágil e possuir bons custos, além de atender a todo o Brasil).
Como tirar cidadania sendo casado com espanhol?
Para quem é casado com espanhol, pedir a cidadania por tempo de residência de no mínimo 1 ano é fácil, ao invés de esperar por anos.
Porém se atente, pois o casamento deve ter no mínimo 1 ano de idade, para o cônjuge não nacionalizado ter o tempo reduzido para pedir a cidadania.
Se o casal uniu suas escovas de dentes fora da Espanha, o casal deve registrar o casamento em um consulado espanhol no país onde casaram, ou no registro civil existente nas principais cidades espanholas (para tanto será necessário levar a documentação devidamente apostilada e com a tradução juramentada e igualmente apostilada) antes de voltarem para Espanha.
Com documentos que comprovam o casamento e o compartilhamento da mesma moradia, você poderá provar seu casamento com uma pessoa que possua cidadania espanhola.
Assim como casados com espanhóis viúvos de espanhóis também podem pedir a sua cidadania após um ano morando no país.
Já na cidadania espanhola por residência, o brasileiro que completa 2 anos morando na Espanha de forma legal exceto com visto de estudante (verificar os tipos de vistos existentes) poderá solicitar, por ser um residente no país (este tipo de cidadania demora um pouco mais para ser concedido após a solicitação).
Já o visto de estudante não possui o mesmo tempo do período de residência mínimo, então, mesmo se alguém for fazer uma graduação de 4 anos no país, essa pessoa não poderá pedir a nacionalidade.
Pronto, agora você já sabe como solicitar o seu visto espanhol! Prepare seus documentos, e cumpra a sua meta! Compartilhe este artigo com quem busca tirar a nacionalidade espanhola !