Como validar seus estudos brasileiros na Espanha ?

Para quem quer estudar na Espanha e gostaria de tentar vagas de  empregos no país, provavelmente já ouviu falar sobre validar seus estudos na Espanha, e como isso é uma exigência. Por isso, hoje mostrarei como homologar seus estudos brasileiros na Espanha.

Com a homologação de seus estudos no país, você poderá concorrer a vagas em concursos, como vagas na área de saúde e etc.., ou qualquer emprego formal que exija algum tipo de titulação, desde que esteja morando na Espanha.

Por isso, se atualize a respeito das exigências dadas pelo ministério das universidades e da Educação., sabendo dos documentos que devem ser usados para validar seus estudos na Espanha. Vamos ler tudo sobre?

Validar seus Estudos na Espanha: Homologação

No geral, para tornar válido um documento de estudos brasileiros na Espanha, você deve homologar, ou convalidar seus estudos, começando um processo de Homologação de Estudos, juntamente ao Ministério da Educação espanhol, que analisará a respeito da validação do documento brasileiro para um título espanhol.

Também é possível validar seus estudos na Espanha, caso você não os tenha terminado no Brasil, o que beneficia os estudantes do Brasil que querem terminar os estudos na Espanha.

Antes de começar esse processo, você deve apostilar em um cartório e fazer a tradução juramentada do diploma e histórico, sendo os de nível superior e/ou médio que você possuir e pretenda homologar.

Além desses documentos, o estudante deve mostrar que sabe falar o castelhano, por um diploma D.E.L.E. ou por documentos que provam um curso feito no país ou residência (o Instituto Cervantes é reconhecido oficialmente, porém outros podem igualmente ser aceitos – verificar quais junto ao órgão destinatário).

Esse processo pode levar de 9 a 24 meses, por isso, você deve validar seus estudos na Espanha (ou via consulado espanhol) o mais rápido possível.

Mas, e os documentos necessários para validar seus Estudos na Espanha? Falarei a seguir.

Documentos e trâmites necessários

Os documentos que você precisa para validar seus estudos na Espanha são (as cópias devem ser apresentadas juntamente com os originais):

  • Cópias de seu documento de identificação;
  • Cópia do seu histórico escolar completo, com anos cursados e notas;
  • Cópia do seu diploma de conclusão do ensino;
  • Cópia do pagamento da taxa.

Sobre os trâmites, para solicitar a validação de seus estudos, você deve ter o reconhecimento de uma firma de alguma pessoa que assinou seus documentos de escolares/acadêmicos , como uma pedagoga, assim como o apostilamento de Haia feito em seus documentos (serviço providenciado por um cartório no Brasil).

Após isso, você também deve traduzir seus documentos por meio de uma de tradução juramentada e apostilada (eu indico a empresa Yellowing, por estar no Brasil e possuir preços factíveis e melhores do que os cobrados por tradutores na Espanha). Assim que seus documentos forem apostilados e reconhecidos pela firma, ele poderá ser traduzido. Lembre de solicitar a tradução juramentada e apostilada, para que seja aceita na Espanha.

Após prontos, apostilados e traduzidos, a solicitação de homologação deve ser paga e encaminhada diretamente no órgão competente (definido pelo Ministério da Educação espanhol).

Como terminar a homologação dos seus estudos na Espanha?

Outros requisitos e serviços para dar continuidade ao seu processo para validar seus estudos na Espanha, são:

  • Pagamento de taxa: todas as taxas para homologação de seus estudos devem ser pagas por transferência bancária, diretamente para um boleto gerado no site oficial do órgão espanhol. Se informe a respeito deste pagamento (o consulado espanhol pode esclarecer algumas dúvidas sobre esse tema);
  • Cadastro na Sede Eletrônica: muitos pedidos de validação ou semelhantes são feitos por um cadastro na Sede Eletrônica. Cadastre-se e obtenha o Volante Condicional, que te proporciona novas vagas em universidades enquanto a sua validação ainda está em análise;

Você também precisará de cópias dos seguintes documentos:

  • Volante condicional;
  • Documentos acadêmicos apostilados;
  • Documento de identidade;
  • Traduções juramentadas (a tradução deverá ser apostilada caso seja realizada por tradutor no Brasil) de todos os documentos apresentados que não estejam em espanhol.

Após isso, você deve levar todos os seus documentos originais em um órgão espanhol, para que suas cópias sejam carimbadas e validadas (isso evita que as cópias tenham que ser “compulsadas” [autenticadas], pois isso teria que ser feito na Espanha e o custo é bastante elevado) .

Após isso, todas as suas cópias deverão ser levadas para a solicitação de validação oficial da Espanha e, após esses passos, conseguirá a  homologação para validar seus estudos na Espanha. Mas, como todo processo, esse será demorado, então tenha paciência.

Caso você queira estudar na Espanha, e por isso está validando seus estudos brasileiros, você poderá adiantá-lo com o volante condicional, que te dá esse direito a estudar. Com ele, você poderá se inscrever para concorrer a graduação em faculdades da Espanha. Nesse caso, você simplifica os trâmites, porém continuará necessitando apostilar e traduzir a documentação que a faculdade exigir.

Mas, e se você já tiver um diploma brasileiro para ser validado na Espanha?

Como validar seu diploma brasileiro na Espanha?

Caso você queira continuar a sua faculdade, ou iniciar uma pós-graduação, você deve validar seus estudos brasileiros na Espanha. O processo depende do tipo e nível de ensino que se tem a validar, tornar equivalente ou homologar.

Para validar seus estudos realizados no Brasil, os cursos não universitários na Espanha pedem uma declaração de equivalência dos estudos do Brasil com o curso espanhol, para assim dar continuidade aos estudos. Nesse caso os procedimentos serão mais simples (necessitando contudo apostilar e traduzir os títulos que deseja pedir equivalência – verificar no site do órgão espanhol quais cursos admite solicitar a equivalência).

Esses processos de validação ou homologação podem ser solicitados por estrangeiros que possuem diploma oficial estrangeiro devidamente apostilado e traduzido.

Sobre a documentação do Brasil, ela pode ser processada pelo Departamento de educação, órgão da embaixada espanhola, localizado em Brasília. Mas, se você não for do estado, vá até o consulado da Espanha mais próximo da sua casa.

Dessa forma, você poderá validar seus estudos brasileiros na Espanha, dando continuidade a eles, assim como podendo se inscrever em concursos públicos (que admitam estrangeiros), e trabalhar, estudar e etc…

Você gostou desse artigo? Por favor, compartilhe com os seus amigos que querem continuar os estudos na Espanha, e ajude a acabar com a dúvida de alguém a respeito desse país europeu.

Não esqueça que se organizar financeiramente é a chave para tudo o que quer alcançar em um país do exterior. Leia outros tópicos do blog, que falam detalhadamente a respeito de tudo sobre viagens ao exterior, como morar na Espanha e muito mais. Muito obrigado e até a próxima!

Importante: Este site usa cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.    Configurar e mais informações
Privacidad