Fazer uma viagem ao exterior, conhecer outros países, novas culturas, ter contato direto com outros idiomas é uma das coisas que todos nós sonhamos em fazer, mas na maioria dos casos, não conseguimos por que não sabemos por onde começar a coletar informações necessárias para tirar o sonho da imaginação.
Além disso, o dinheiro também é uma das coisas mais importantes para fazer esse sonho se tornar realidade. Sabemos como é complicado fazer viagens internacionais morando no Brasil, tendo um custo de vida tão caro e ganhando tão pouco, mas o resultado de inúmeras experiências nos deu a oportunidade de te orientar a cumprir essa meta.
A seguir, vamos listar os prós e contras de todas as formas que você tem para levar o seu rico e suado dinheirinho na sua próxima viagem ao exterior. Aproveite as dicas, e vamos lá!
Qual a melhor forma de levar dinheiro em viagem ao exterior?
Antes de qualquer coisa, você precisa definir diversos fatores, como: o local da viagem, qual a moeda que o país utiliza, quanto tempo permanecerá, o que você fará na sua viagem, o que você investirá, no caso de visitar lugares ou parentes, e qual a quantia aproximada você pretende gastar durante a sua viagem.
Mas além disso, também há questões como hospedagem, alimentação e transporte que certamente influenciam na escolha. Por isso, você provavelmente irá querer levar dinheiro na sua viagem ao exterior de forma mais fácil, mas também segura.
Leia sobre várias formas de transportar seu dinheiro para essa viagem ao exterior.
Levar dinheiro em espécie para sua viagem ao exterior?
Obviamente, levar dinheiro em espécie na sua viagem ao exterior é a forma mais comum, principalmente se você pretende viajar apenas para um país. Mas, apesar da praticidade, não é tão seguro.
Ainda assim, você necessitará ao menos algo de o dinheiro em mãos para viajar para o exterior, para pagar pequenas despesas (café, taxi etc…) .
Mas observe! Tenha cuidado para não gastar além do que você levou.
Entretanto, levar dinheiro em mãos para sua viagem ao exterior, garante que você se livre de taxas altíssimas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que “come” 6,38% do seu tão suado dinheirinho em qualquer compra e/ou saque realizada com seus cartões emitidos no Brasil (cartão de crédito/débito ou até mesmo cartão pré-pago), sempre que utilizados no exterior.
Como adquirir uma moeda estrangeira?
Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual é a moeda do país da sua viagem ao exterior. Após essa informação, você precisa realizar a compra dessa moeda, através do seu banco ou em uma casa de câmbio, sendo cobrado, além da taxa cambial, 1,1% de IOF sobre o montante adquirido (bem menos que os 6,38% sobre compras no cartão).
Faça sua cotação gratuitamente na Wise (acesse nosso link sem custo).
Normalmente, os valores das casas de câmbio costumam ser mais atraentes do que os valores dos bancos. Por esse motivo, procure uma casa de câmbio que possua boa reputação (mitigando o risco de comprar notas falsas).
A legislação brasileira permite que você leve até 10 mil reais em espécie na moeda do país de destino, sem necessitar declaração à Receita Federal. Porém valores superiores a este montante, precisam ser declarados.
Vantagens e desvantagens em levar dinheiro em mãos para viagem ao exterior
A respeito de vantagens e desvantagens em usar o seu dinheiro em espécie para sua viagem ao exterior, são:
- Uma das vantagens de ter dinheiro em mãos é que em emergências e gastos rápidos você terá para suprir sua necessidade. E também, com essa opção, você garante um menor custo na aquisição, posto que economiza no montante de IOF pago (1,1% contra os 6,38% cobrados nos cartões) e garante a taxa cambial no momento da compra (que pode ser menor ou maior que a utilizada quando compra com cartão).
- Como desvantagem, utilizando esse método você não terá tanta segurança como se utilizar um cartão. Você pode acabar perdendo o dinheiro ou sendo furtado/roubado, e dessa forma não há como recuperar o dinheiro. Por esse motivo, essa opção não é indicada para viagens longas e com vários países como destino em seu roteiro.
Você também pode enviar dinheiro para sua viagem ao exterior por meio de conta Multimoeda da Wise (você pode ter até 53 contas com diferentes moedas: dólar, euro, libra). Leia a seguir.
Como levar dinheiro em viagem ao exterior usando uma conta multimoedas ?
Atualmente são poucos os bancos e instituições no Brasil que disponibilizam contas multimoedas (a maioria geralmente utiliza no máximo 2 tipos de moedas diferentes: dólar e euro). A conta multimoedas da Wise possibilita ter saldo em até 53 moedas diferentes.
Ter uma conta multimoeda podem ser um enorme diferencial na hora de separar a quantia, que será levada para sua viagem ao exterior, além de ser mais econômico.
Utilizando uma conta multimoeda da Wise, você terá uma facilidade de movimentar uma ou mais contas com outras moedas. Poderá realizar compras por um cartão de débito, efetuar saques em ATM no exterior, além de poder receber ou enviar remessas em até 53 moedas diferentes.
Como ter dinheiro em viagem ao exterior?
A Wise é uma ótima opção se você deseja realizar uma viagem ou até mesmo resolver viver no exterior, pois te dá a opção de enviar remessas para uma conta no exterior (antes mesmo da viagem), além da possibilidade de enviar para uma conta multimoedas sua aberta na própria Wise, na moeda que você necessitará (dólar, euro, libra – são 53 opções de moedas diferentes), e seus custos em média 13 vezes mais barato que os bancos no Brasil.
Para utilizar de todas as vantagens aqui descritas, você necessitará abrir uma conta multimoedas e solicitar o cartão de débito na Wise. Você deve estar achando que abrir uma conta desse tipo é um processo bastante trabalhoso e que não faz muito sentido se for em uma viagem curta, porém é muito simples e rápido e você poderá utilizar sempre que viajar ao exterior.
Por que usar o Wise ?
Se você possui a possibilidade de utilizar uma conta no exterior, sendo sua ou de alguém de confiança (inclusive a própria conta multimoedas da Wise), nem pense duas vezes: a Wise é sim a melhor maneira de levar seu dinheiro em viagens internacionais. Basta enviar o valor que pretende utilizar antes, ou até mesmo, se durante a viagem você necessitar mais, é só fazer a remessa diretamente pelo APP (de forma simples e rápida, mesmo você estando no exterior).
Uma das grandes vantagens é que a Wise utiliza o câmbio comercial em vez de valor de turismo (utilizado pelas casas de câmbio) para enviar suas remessas.
Outro ponto bastante favorável é que o IOF é bem mais baixo comparado aos outros métodos: o valor é de 0,38% para transferências em titulares diferentes ou 1,1% quando você pretende transferir para alguma conta sua no exterior (inclusive a própria conta multimoedas da Wise).
O pagamento em Real das remessas em moeda estrangeira enviadas ao exterior, são efetuados de forma totalmente digital, por boleto bancário ou TED.
Agora, você sabe como otimizar gastos em sua viagem, como usar seu dinheiro no exterior, e muito mais. Compartilhe este artigo com seus amigos, e espalhe a notícia. Obrigado, e até a próxima!